A) tálamos.
B) hipófise anterior.
C) núcleos da base.
D) hipófise posterior.
E) hipotálamo.
Na “A”, tálamos? Só temos um, já dá pra descartar essa só por isso. Essa estrutura é dividida em núcleos, não em outros tálamos.
A principal função do tálamo é servir de estação de reorganização dos estímulos vindos da periferia e do tronco encefálico e também de alguns vindos de centros superiores. Lá fazem sinapse com os axônios dos neurônios situados nesses locais, e daí partem novos axónios que vão efetuar ligações com outros centros superiores, principalmente o córtex. Quase todos os sinais ascendentes que vão para o córtex fazem sinapse nos núcleos do tálamo onde são reorganizados e/ou controlados, exceptuando o sentido do olfato. Alternativa incorreta.
Nas alternativas “B” e “D”, a hipófise é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento( hormônio do crescimento – adeno – hipófise) e secreção do leite através das mamas ( ocitocina – neuro – hipófise)
A hipófise é dividida anatomicamente e funcionalmente em duas partes ( anterior e posterior). Cada parte será responsável por funções fisiológicas diferenciadas. Sendo assim, reconhece -se na hipófise:
Adeno – hipófise ( hipófise anterior):Secreta os hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas endócrinas, quando estimuladas a fazer isso pelo hormônios do hipotálamo.
Neuro- Hipófise ( hipófise posterior): Só armazena hormônios produzido pelo hipotálamo.
Na “C”, Os núcleos da base estão associados a diversas funções: coordenação motora, cogniçao, emoções e aprendizagem.
Na “E” o hipotálamo, alternativa correta.
Apesar de relativamente pequeno, é uma região encefálica importante na homeostase corporal, isto é, no ajustamento do organismo às variações externas. Por exemplo, é o hipotálamo que controla a temperatura corporal, o apetite e o balanço de água no corpo, além de ser o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual. O hipotálamo faz também a integração entre os sistemas nervoso e endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas produtoras de hormônios. A hipófise e o hipotálamo são estruturas intimamente relacionadas morfológica e funcionalmente que controlam todo o funcionamento do organismo direta ou indiretamente atuando sobre diversas glândulas como a tireóide, adrenais e gônadas. Quase toda a secreção hipofisária é controlada pelo hipotálamo, que recebe informações oriundas da periferia (que vão desde a dor até pensamentos depressivos) e dependendo das necessidades momentâneas inibirá ou estimulará a secreção dos hormônios hipofisários, por meio de sinais hormonais ou neurais.
O hipotálamo (do idioma grego, sob o tálamo) que tem como função regular determinados processos metabólicos e outrasatividades autônomas. O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuro hormônios (também chamado de “liberador de hormônios”). O hipotálamo também controla a temperatura corpoal, a fome, a sede, e os ciclos circadianos.
Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: E
Alternativa que indico após analisar: E
Nenhum comentário:
Postar um comentário