Faculdade Mario Schenberg

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Saiba como tratar a inflamação da bainha do tendão tibial anterior

O músculo tibial anterior é o grande músculo que fica na parte externa da canela. A inflamação da bainha do tendão pode causar dor na parte da frente do tornozelo e muitas de suas causas estão relacionadas ao overuse (excesso de treino) e quando não tratada de forma adequada pode se tornar uma fratura por stress na tíbia.

Os sintomas incluem:

Dor quando você dobrar o pé e os dedos para cima;
Inchaço e vermelhidão ao longo da frente do tornozelo, bem na localização do tendão;
Se você pressionar seus dedos no tendão, às vezes você pode sentir um rangido quando você move o pé para cima e para baixo (rangidos como se estivesse esfregando seus dedos na areia );
Fraqueza em levantar o pé para cima.


Onde se localiza o músculo tibial anterior?
- O músculo tibial anterior é o grande músculo que desce a parte externa da canela. Seu tendão pode ser sentido na parte da frente do tornozelo. Sua função é levantar o pé para cima e para fora (flexão dorsal e eversão).
A inflamação do tendão ou da bainha protetora que envolve o tendão pode surgir devido ao cansaço excessivo particularmente por meio de corrida em superfícies duras ou em esportes de raquete, onde você tem que mudar de direção frequentemente.

Tratamento
- O que o atleta pode e deve fazer?
O esportista deve fazer tratamento da lesão até que não haja mais dor. Aplique gelo para os dois primeiros dias (20 minutos a cada duas horas). Após a redução da inflamação inicial (fase crônica, após cinco ou sete dias) aplicar calor.
Coloque proteções no calçado se ele estiver pressionando o tendão ou agravar a lesão (existem palmilhas personalizadas feitas por meio da baropodometria e avaliação postural). E lembre-se, sempre consulte um profissional especialista em esportes (fisioterapeuta médico do esporte) que pode aconselhar sobre a reabilitação.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário