Todo mundo quer ficar com o corpo em forma para chegar bem na praia durante as férias de fim de ano. O treino funcional melhora a habilidade e aptidão para realizar movimentos cotidianos, como agachar, levantar, puxar, empurrar e saltar, por exemplo. Fora isso, esse treinamento melhora ainda o desempenho na atividade física e ajuda a prevenir lesões musculares.
No entanto, para começar a praticar, é preciso energia - um bom café da manhã é fundamental para evitar os riscos de se exercitar em jejum. Antes de começar, é importante fazer um alongamento, que ajuda a aumentar a amplitude da musculatura e, ao mesmo tempo, promove o aquecimento das articulações e dos músculos.
Para isso, a dica é se espreguiçar elevando os braços acima da cabeça, fazendo movimentos circulares com os punhos; depois levantar e abaixar os braços nas laterais; girar o tronco; fazer pequenos agachamentos; dar saltos curtos no mesmo lugar e com a ajuda de outra pessoa e levar as pernas para frente e para trás.
Ao se exercitar na praia, no entanto, como o piso é um pouco instável, é bom tomar cuidado - de acordo com o médico do esporte Gustavo Magliocca, se a areia for muito fofa, é melhor fazer os movimentos descalço; mas se a areia for um pouco mais firme, já dá para colocar um tênis.
É importante ainda se preocupar com a proteção solar, mesmo em dias de céu fechado - o ideal é aplicar meia hora antes de ir para a praia e com fator de proteção de, no mínimo, 30.
O preparador físico José Rubens D'Elia ensinou ainda alguns exercícios funcionais para ajudar a melhorar o equilíbrio - basta levantar e dobrar uma das pernas e esticar os braços na lateral, mantendo a posição com os olhos abertos para não desequilibrar. O especialista mostrou ainda que dar pequenos saltos para um lado e para o outro, para frente e para trás, e dar pequenos trotes na areia, são exercícios do treino funcional que ajudam a trabalhar os músculos.
Beach tennis Outro esporte que está ganhando adeptos no verão é o beach tennis, ou tênis de praia, como mostrou a reportagem da Sonia Campos, de Florianópolis, em Santa Catarina.
A raquete é parecida com a do frescobol e a bolinha lembra muito a do tênis tradicional, mas o benefício de se exercitar ao ar livre é o que mais atrai as pessoas. No caso da pequena Cristina Balbão, de 12 anos, por exemplo, o esporte foi ainda uma maneira de perder peso.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário