O conceito de recuperação funcional se baseia principalmente na atividade que o atleta realiza.
Vamos ver juntos. Um atleta de corrida de rua precisa saber como seu corpo se comporta em momentos diferentes de seus treinos e provas.
No ínicio em que está descansado é fácil controlar a postura de quadril, coluna e cabeça, e saber quando e como acelerar. Mas com o passar dos kms, o cansaço e a exaustão começar a "bater", e é exatamente nessa ponto que algumas lesões podem acontecer.
Identificar os pontos fracos do nosso corpo quando estamos 100% fisicamente, e trabalhá-los, diminuem as chances de surgirem lesões por sobrecarga.
Integrar o corpo todo durante o exercício, chegando o mais próximo do esporte é muito importante. Não podemos pensar no corpo de forma segmentada, tudo está conectado.
O vídeo exemplifica um exercício para um surfista, trabalhando o equilíbrio, controle e força de pernas, e o uso do peso nas mão para enfatizar ainda mais a contração das coxas. Tentando reproduzir o máximo de movimentos e contrações que irão ocorrer quando ele estiver dentro da água.
Nem sempre esse trabalho se baseia apenas em exercícios, podemos ter padrões articulares e musculares adotados, que extrapolam a adaptação natural da atividade, e que necessitam o uso de técnicas manuais para corrigi-los.
Encontre seus pontos fracos, treine eles e melhore seu desempenho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário