Faculdade Mario Schenberg

quarta-feira, 18 de junho de 2014

IDECAN – CREFITO/PR 2013 – Questão 18

18. “A sensibilidade que nos permite qualificar precisamente as impressões mecânicas em relação ao local de estimulação é mediada pelo tato __________, já a sensibilidade cujos estímulos resultam numa sensação de tato grosseiro denomina-se _____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

A) epicrítico / tato protopático

B) protopático / tato epicrítico

C) epicrítico / sensibilidade térmica

D) protopático / sensibilidade dolorosa

E) epicrítico / sensibilidade somestésica

frase-cada-um-so-ve-do-universo-aquilo-que-a-sua-sensibilidade-ou-a-sua-maneira-de-ser-lhe-permite-o-agostinho-da-silva

Essa questão esconde uma pegadinha.

Na primeira lacuna, pede-se que se complete tato …, na segunda lacuna, isso não acontece, o que pode levar muita gente a ficar em dúvida e optar por sensibilidade térmica ou dolorosa, e há quem arrisque essa tal sensibilidade somestésica, que na verdade é tudo isso junto e misturado.

Somestesia (do latim soma, que quer dizer corpo e aesthesia, que significa sensibilidade) é a capacidade que homens e animais tem de receber informações sobre as diferentes partes do seu corpo. Essas informações podem ser referentes ao meio ambiente ou ao próprio corpo do animal e nem todas se tornam conscientes.
O tato epcrítico é rápido e preciso. Com essas qualidades, ele proporciona ao cérebro meios para identificação através do tato. Já o tato protopático é mais lento e bem menos preciso. A percepção da temperatura e da dor são relacionadas ao tato protopático.

Por isso cuidado com as definições de ambos. Quando lemos que um é rápido e preciso e outro lento e grosseiro, podemos concluir que o tato epicrítico é mais importante ou mais evoluído. Ledo engano, os dois são de importância absoluta.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário