Faculdade Mario Schenberg

quarta-feira, 5 de março de 2014

FUNRIO – SESDEC/RJ 2008 – Questão 28

28. Assinale a opção que apresenta um conceito correto para uma modalidade de contração muscular:

A) ISOCINÉTICA: a carga e o tônus são iguais do início ao final do movimento.

B) EXCÊNTRICA: quando a resistência for maior do que a força, ocorrerá alongamento de suas fibras.

C) CONCÊNTRICA: tanto o agonista quanto o antagonista têm intensidade de forças iguais durante o movimento.

D) ISOMÉTRICA: a velocidade é constante durante a contração, não ocorrendo variação angular.

E) ISOTÔNICA: não se verifica variação nas dimensões do músculo durante a contração.

contração muscular

Para esta questão, reposto as definições de contração isométrica e isocinética:

Os exercícios isométricos são definidos como resistência sem movimento, desenvolvendo tensão muscular mas o músculo não encurta nem alonga, ou seja, ocorre contração muscular estática, sem movimento. Contrações isométricas efetivas devem ser executadas até ao ponto de fadiga muscular e depois o exercício deve ser repetido várias vezes para máximo benefício. A manutenção das posturas e os exercícios contra superfícies imóveis (ex. palmas da mão contra parede) promovem, então, o desenvolvimento de tensão sem modificação do tamanho da fibra muscular, de forma a aumentar o tônus e força muscular, quando há fraqueza.

Os exercícios isocinéticos são definidos pela ação muscular onde a velocidade angular é constante durante toda a amplitude de movimento. São obtidos quando o músculo encurta contra uma resistência igualada à força produzida pelo músculo e requerem uma velocidade constante. Quanto mais lenta for a velocidade do movimento isocinético, maior será o ganho em força e endurance (resistência). Estes exercícios devem ser iniciados com um mínimo de resistência ao movimento (sem permitir que este ocorra), e aumentada gradativamente. Só são possíveis de se trabalhar com um equipamento próprio para isso, como o dinamômetro. As vantagens existentes com esse método referem-se à resistência oferecida, que favorece o paciente trabalhar num valor submáximo ao arco de movimento doloroso e num valor máximo nas amplitudes não dolorosas; não havendo carga externa ao membro avaliado. É possível o desenvolvimento de velocidades de contração muscular mais rápidas semelhantes a algumas atividades esportivas, sendo as mensurações confiáveis, seguras, precisas, objetivas e reprodutíveis. As indicações para o exame referem-se ao estudo da proporção do equilíbrio muscular agonista/antagonista e na diferença entre os grupos musculares agonistas de um lado comparado ao seu lado contralateral.

A alternativa “A” está quase certa, mas contém a palavra tônus, que é alterado de acordo com o arco de movimento na contração isocinética. As alternativas “C”,(há variação de força entre agonista e antagonista) “D”(não há velocidade alguma na isometria) e “E”(isotônica, concêntrica ou excêntrica, traduz alteração nas dimensões dos músculos envolvidos) são claramente incorretas.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Nenhum comentário:

Postar um comentário