Faculdade Mario Schenberg

sexta-feira, 4 de abril de 2014

VUNESP – São Paulo – Questão 50

50. Assinale a alternativa correta em relação à Reação de Landau.

(A) Quando o bebê é elevado, em prono, apoiado pelo tórax, ele erguerá a cabeça, com extensão da coluna vertebral e dos membros inferiores.

(B) Quando os olhos do bebê se movem, a cabeça e o tronco rodam para a mesma direção dos olhos.

(C) Um estímulo doloroso na região lombar do bebê provocará a flexão do tronco para o mesmo lado estimulado.

(D) Fazendo- se a rotação da cabeça do bebê para a direita, o membro superior direito se estenderá e o membro inferior esquerdo se fletirá.

(E) Com o bebê em supino, elevando sua cabeça, aumentará o tônus extensor dos membros superiores e flexor dos membros inferiores.


babyssauro

Na avaliação neurológica do bebê um dos testes realizados é para verificar a reação de Landau, onde o bebê é segurado pelo corpo em uma posição horizontal ao ar e consequentemente o bebê estende a cabeça e o quadril formando um “U” com o corpo. Este reflexo aparece por volta do quarto mês de vida.



Vamos a mais um resuminho maroto:

REFLEXOS E REAÇÕES NO LACTENTE

O desenvolvimento motor normal é baseado em reflexos e reações que irão caracterizar o comportamento da criança. Isso se deve ao amadurecimento gradativo do sistema nervoso central.

O aparecimento de alguns reflexos na criança e a maturação às reações mais elaboradas, passam por todo um processo de evolução que vai acontecer conforme a criança vai entrando em contato com o ambiente que a cerca (estímulos).

REFLEXOS – Reações automáticas aos estímulos. Geralmente servem para proteção e sobrevivência. A maioria é abolido com o desenvolvimento normal. Alguns permanecem em emergências. Reflexos são ações involuntárias em resposta a um estímulo externo e consistem nas primeiras formas de movimento humano.

REAÇÕES – Respostas mais elaboradas aos estímulos. Têm um tempo refratário para acontecerem. Nos acompanham até o fim de nossas vidas. Algumas são modificadas e aprimoradas. Servem como fonte primária de informações, as quais se armazenam no córtex em desenvolvimento.

Nos primeiros meses de vida a presença, intensidade e simetria desses reflexos podem ser usadas para avaliar a integridade do sistema nervoso central e para detectar anormalidades periféricas, como alterações musculoesqueléticas congênitas ou lesões em estruturas nervosas. Por outro lado, a persistência da maioria desses reflexos no segundo semestre de vida, também indica anormalidades do desenvolvimento.

São denominados reflexos primitivos aqueles relacionados à sobrevivência, com funções de busca de alimentação e de proteção. Já os chamados reflexos posturais, são os precursores de movimentos voluntários. Alguns desses reflexos, como o de sucção, preensão palmar, plantar e o da marcha serão substituídos por atividades voluntárias; outros, como o de Moro simplesmente desaparecerão.

O sistema nervoso central regula todas as nossas funções corporais. Recebe estímulos internos e externos. Registra certas percepções que podem ser: armazenadas, suprimidas ou provocar respostas.

CABE AO SISTEMA NERVOSO PROTEGER A VIDA E SELECIONAR OS ESTÍMULOS MAIS IMPORTANTES.



O Sistema Nervoso Central (SNC) é composto pelo Encéfalo e pela Medula Espinhal.

ENCÉFALO (composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico)

- Cérebro (Telencéfalo e Diencéfalo) – onde encontramos Reações de Equilíbrio e Extensão Protetora

-Cerebelo – responsável pelo tônus, pelo equilíbrio e pela coordenação.

- Tronco Encefálico – composto de:

Mesencéfalo – Reações de Retificação

Ponte e Bulbo – Centro Respiratório e Reflexos



MEDULA ESPINHAL

NÍVEIS DE INTEGRAÇÃO

Medular:

Reflexo de Extensão Cruzada – presente no nascimento e nos primeiros 10 dias de vida.
Tronco Encefálico:

Bulbares:

- RTCA = até 3 meses – favorece lateralidade, coordenação olho-mão, abre lateralmente o tronco.

- RTCS = patológico

- RTL = patológico

- Reações Associadas = até 2 anos.

Mesencefálicas:

- Reação Cervical de Retificação = de 0 a 2 meses

- Reação Corporal de Retificação = de 4/5 meses ( da anterior ) até a morte.

- Reação Labiríntica de Retificação = de 3 meses até a morte.

- Reação Anfíbia = inicia por volta dos 6 meses de idade até o engatinhar. É um aprimoramento do reflexo de Galant.

Cortical:

- Reação de Extensão Protetora:

Para frente =aproximadamente aos 6 meses

Para os lados = aos 8 meses

Para trás= aos 10 meses

OBS: A criança que permanece por mais tempo em prono tem mais facilidade em desenvolver esta reação.

- Reações de Equilíbrio:

Supino/Prono = 5/6 meses – presente quando colocada sentada a criança permanece.

Sentado = aproximadamente aos 9 meses – quando o bebê está “se puxando” para ficar de pé.

4 apoios = à partir de 1 ano quando a criança está começando a andar.

Joelhos =à partir de 1 ano quando a criança está começando a andar.

Em pé = com 15/18 meses quando já anda com certa desenvoltura.

Reflexos e reações que não possuem nível exato:

- Reflexos da Face: Presentes até 4 meses.

Sucção = reflexo de sobrevivência.

4 Pontos Cardeais = reflexo de sobrevivência.

Vômito = até 6 meses localizado no 1/3 anterior da língua. De 6 meses em diante passa para o   1/3 posterior da língua. Considerado um reflexo de proteção.

Mordida = trancar os dentes. É patológico.

- Reflexo de Moro = Primeira fase até 4 meses (abdução/extensão) / Segunda fase de 4 à 6 meses (adução e flexão).

- Reflexo de Galant = até 2 meses

- Reflexo de Preensão Palmar = até 4 meses

- Reflexo de Preensão Plantar = até aproximadamente 8 meses.

- Marcha Automática = até quase 2 meses.

- Reação de Landau = de 4 à 6 meses – Forte até 1 ano. Prepara para a postura de pé.

- Reação de Colocação dos Pés = aparece após os 10 primeiros dias do nascimento até 3 meses.

- Reação Automática = Presente no neonato. É uma reação precursora à Reação Labiríntica de Retificação. Trata-se de uma primeira extensão a partir de uma flexão total.

SER CAPAZ DE INIBIR E SELECIONAR = MATURAÇÃO

DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS REFLEXOS E REAÇÕES

Reflexo de Preensão Palmar e Plantar: para testar o reflexo de preensão palmar aplica-se ligeira pressão na face palmar da mão do bebê junto da zona distal dos metacarpos. Como resposta a criança flete os dedos (fecha a mão). Para testar o reflexo plantar aplica-se pressão na face plantar do pé do bebê na região mais distal dos metatarsos. Como resposta o bebê vai fletir os dedos do pé.

Reflexo de Sucção: Quando um objeto é colocado na boca do recém-nascido, ele começa a succionar imediatamente.

Reflexo de busca: Quando qualquer um dos extremos da boca de recém-nascido é tocado, ele vira a cabeça para esse lado. Este reflexo permite que o recém-nascido encontre o mamilo.

Reflexo de Moro: aparece com o recém-nascido e desaparece por volta dos 4/6 meses. Testa-se deslocando-se o centro de gravidade da criança, ou dando um estímulo visual ou sonoro. Como resposta vai haver uma abdução e extensão dos membros, com extensão e abertura dos dedos, exceto as falanges distais dos indicadores e polegares que permanecem em flexão. Em seguida ocorre a adução e flexão dos membros.

Reflexo da Marcha Automática: Testa-se levantando a criança e pressionando a face dorsal de um dos pés contra o bordo de uma mesa. Como resposta teremos a flexão dos diferentes segmentos da perna, trazendo o pé acima da mesa e assim que se estabelece o contato ativo ou passivo da face plantar do pé com a mesa, ocorre a extensão do membro inferior.

Placing: Nos membros superiores tem início por volta do segundo mês, tornando-se um reflexo de extensão protetiva por volta do sexto mês. A criança é segurada pelo examinador e a face dorsal de uma das mãos é pressionada sob a borda de uma mesa. Como resposta temos a flexão dos membros superiores que trazem a mão para cima da mesa.

Reação positiva de apoio: aparece entre o 1º e o 3º mês e desaparece por volta do oitavo mês.
É provocado através de estímulo proprioceptivo (dorsiflexão das partes distais dos membros) ou exteroceptivo (provocado pelo contato das plantas dos pés com o solo). Como resposta teremos a contração simultânea de extensores e flexores.

Reação Cervical de Retificação: Está presente ao nascimento e desaparece por volta do segundo mês. É obtida virando-se a cabeça do bebê para um lado. Como resposta vamos ter um aumento do tÔnus do tronco e o bebé vira para o lado oposto em bloco.

Reação Labiríntica de Retificação: Está presente no recém-nascido e começa a ficar mais presente por volta do quarto mês. Esta reação permite a elevação da cabeça na posição prona. No início a cabeça pode ser mantida levantada fraca ou intermitentemente, mas o bebê irá mantê-la bem na linha média, a partir da oitava semana (2 meses). Ao conseguir levantar a cabeça na posição prona, inicia-se um processo de extensão geral do tronco e dos membros, contra a gravidade, que começa céfalocaudal e alcança a pelve e joelhos por volta do sexto mês.

Reação visual de retificação: Quando os olhos se movem, a cabeça e o corpo também giram em direção ao objeto, ao qual a atenção foi direcionada. Com a maturação das vias óticas por volta dos seis meses de idade, é que se inicia a reação de retificação pela visão.

Reação de Landau: Esta reação é uma combinação das reações de retificação e dos reflexos tônicos. Aparece por volta dos seis meses de idade. Quando se levanta uma criança de bruços da mesa, apoiada apenas com a mão do examinador sob o tórax, a criança primeiro ergue a cabeça, de maneira que a face esteja numa posição vertical, após esta elevação da cabeça ocorre uma extensão tônica da coluna e membros inferiores, que pode ser tão forte que todo o corpo da criança torna-se curvado para trás.

Reflexo de Galant: Um estímulo doloroso na região lombar do bebê em prono, provocará a flexão do tronco para o lado estimulado. Nos primeiros dias de vida a resposta é frequentemente ausente ou fraca. Este reflexo desaparece geralmente durante o segundo mês.

Reação de Anfíbio: Esta reação torna o indivíduo capaz fazer flexão dos membros inferiores na preparação para o arrastar, proporcionando a dissociação entre tronco, ombros e pelve. Esta reação inicia-se no quarto mês e permanece para a toda a vida. O teste é realizado levantando-se um lado da pelve, sob a virilha. O membro inferior deste lado flexiona e abduz, enquanto que o membro do lado oposto entra em extensão.

Reflexo Tônico Cervical Assimétrico (RTCA): É estimulado pela rotação da cabeça e causa a extensão dos membros para o lado em que a cabeça foi rodada e diminuição do tônus extensor com aumento da flexão dos membros para o lado occipital da cabeça. Inicia-se por volta do segundo mês e é integrado no quarto mês.

Reflexo Tônico Cervical Simétrico (RTCS): Também é uma resposta proprioceptiva dos músculos do pescoço, por um movimento ativo ou passivo. A elevação da cabeça produz um aumento do tônus extensor nos membros superiores e aumento do tônus flexor nos membros inferiores. Abaixando-se a cabeça ocorre a situação inversa. Geralmente surge no 2º mês e integra-se por volta do sexto mês.

Reflexo Tônico Labiríntico (RTL): É evocado pelas mudanças da posição da cabeça no espaço. Na criança com Paralisia Cerebral provoca uma hipertonia na posição supina e uma hipotonia na posição prono. Está presente no primeiro mês de vida, desaparecendo no sexto mês com o aparecimento do Landau.

Reação de Extensão Protetiva: Também conhecida como reação de paraquedista ou de precipitação. Esta reação consiste em duas fases e ajuda a manter o bebê sentado: numa primeira fase ocorre a extensão do membro superior para atingir o solo ou, outro apoio; na segunda fase a criança coloca o peso sobre o braço e a mão.
Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário