Faculdade Mario Schenberg

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Caso Clínico - Promoção do Livro

Paciente DS, 40 anos, 65 Kg, admitido na UTI há aproximadamente 2 horas, proveniente do centro cirúrgico em POI de osteossíntese de fêmur D. Encontra-se sob efeito residual anestésico, Glasgow 10 T, Hemodinamicamente estável sem DVA´s, PA = 120X80 mmHg e FC 80bpm, em IOT sob VMI no modo PSV com PS = 7 cm H2O, PEEP = 5 cmH20, FiO2 40%, sens = -1 cmH2O, Fr = 15rpm, VC = 550ml e Sat = 97%. 
AP - MV+ sem Ruídos Adventícios 
Gasometria – PH = 7,37; PaCO2 = 39; PaO2 = 98, HCO3 = 25, BE= 2,0 SAT = 99,8%  Foi submetido á passagem de catéter central pelo médico, e logo após o procedimento paciente passou a apresentar desconforto respiratório, com aumento da Fr para 32rpm e queda da saturação para 86%.
O médico optou por sedar o paciente com 5ml/hr de Dormonid e 10ml/hr de Fentanil e o Fisioterapeuta alterou então a modalidade ventilatória para SIM/P + PSV com PINSP 25cmH2O, PEEP 6, FIO2 40%, FR 16 rpm, sens -2, PS 20cm H2O, e paciente passou a apresentar um VC de 520 ml.
Foi realizado um RX e colhida uma nova gasometria arterial com os seguintes laudos: 
RX: imagem hipertransparente com ausência de trama vascular, aumento dos espaços intercostais em hemitórax direito, desvio do mediastino contralateral. 
Gasometria – PH 7,48;PaCO2 =21, PaO2 = 75, HCO3 = 22,BE = 3, Sat = 89% 
AP – MV + porém diminuído á D com roncos esparsos

a)     Qual o provável diagnóstico de acordo com o RX?  Qual seria a conduta médica adequada e imediata de acordo com este diagnóstico do RX?

b)    O volume corrente de acordo com os parâmetros ajustados pelo fisioterapeuta esta adequado para este paciente? Explique e caso necessário qual ajuste deveria ser realizado?

c)     Quais os laudos das gasometrias? Quais ajustes ventilatórios devem ser realizados?


d)    Qual a sua conduta Fisioterapêutica?


Reúna os amigos, discuta e envie suas respostas até 05/05/2014


Envie suas respostas para o e-mail: nathanael-amparo@bol.com.br 

Um comentário:

  1. RESPOSTAS
    A) Pneumotórax á D. A conduta médica imediata seria a colocação de dreno torácico para saída do ar.
    B) O Volume Corrente deve estar de acordo com o peso ideal do paciente. No caso acima foi citado que o peso do paciente seria de 65kg. Portanto devemos calcular de 6 a 8 ml/kg de peso. Como o paciente pesa 65kg o VC deve estar entre 390ml/kg e 520ml/kg. Como o VC de acordo com os parâmetros ventilatórios está em 520 ml ou seja no limite do máximo, poderíamos Diminuir a PIns e a FR para que este VC fosse alterado e não ficasse tão próximo do limite máximo para este paciente.
    C) Gaso 1 – Gasometria Normal
    Gaso 2 - Alcalose respiratória com Hipoxemia. Deveria aumentar PEEP e FIO2 para aumentar a Pao2 e Sat e Diminuir Fr e/ou Pinsp para Aumentar Paco2.
    D) Após ajustes ventilatórios deveria realizar MHB seguida de asp já que a AP deste paciente sugere presenca de sereção, seguida de MRP para reexpansão de hemitórax D além de começar a evoluir o paciente para desmame assim que possível. Importante também não esquecer de realizar mobilizações, mudanças posturais e posicionamento adequado no leito para evitar imobilismo, aparecimento de escaras de decúbito e instalação de deformidades em membros.

    ResponderExcluir