Faculdade Mario Schenberg

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dança na Cadeira de Rodas

Lembro me bem no início da graduação, num trabalho sobre acessibilidade e foi justamente levantado uma discussão a respeito ao acesso do cadeirante na praia e foi aquele tumulto... Uns acreditavam que era impossível, alguns batiam o pé afirmando que era possível, e eu estava nesse meio e é por isso que acredito que não exista nenhum tipo de limitação quando se há força de vontade e incentivo.


A principal característica da dança em benefício aos portadores de deficiência, é que ela permite a integração de todas as pessoas, engendrando a interação entre quem é e quem não é portador de deficiência. Essa habilidade que a dança tem, cria nos portadores de deficiência a alegria e a vontade de viver. A dança para pessoas com deficiência é um direito de acesso à arte. É uma prática de atividade física e exercício de cidadania.
Para cadeirantes, a dança oferece vários benefícios como: prevenção de rigidez articular; estimulação da musculatura, coordenação e resistência física; diminuição de contraturas; age na circulação do sangue e artérias, o que favorece a nutrição dos tecidos; melhoria cárdio-respiratória; agilidade no manejo da cadeira de rodas; equilíbrio do tronco; auxilia no aspecto físico e na conscientização corporal, já que, aumenta na pessoa a percepção e o contato com seu próprio corpo.
Para cegos e surdos, a dança permite que construam suas próprias idéias de tempo e espaço e de manutenção do equilíbrio, através da utilização dos outros sentidos. O indivíduo estabelece seu ritmo próprio de aprendizagem através da experimentação, do contato corporal, do toque, da exploração do espaço e dos sons. Os conhecimentos produzidos nestas experimentações são levados para as atividades diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário