Faculdade Mario Schenberg

terça-feira, 24 de setembro de 2013

DÁ PRA VIVER BEM COM O PARKINSON

De Andreia


Essa doença neurodegenerativa nem sempre tem nos tremores seu primeiro e único sintoma, tampouco é uma exclusividade de gente madura. Felizmente, o avanço nos cuidados e nos tratamentos mostra que é possível controlá-la

O principal problema de grudar uma imagem a determinada doença é deixar de contemplar suas manifestações mais atípicas e, assim, ser enganado e consumido por ela durante anos. Veja o caso do Parkinson. Quando o nome vem à mente, quase de imediato o ligamos a uma pessoa idosa tremendo sem parar. Essa figura é um espelho fidedigno do que o mal costuma causar, mas também pode nos iludir ao vender a impressão de que ele sempre aparecerá desse jeito.

É com o intuito de esclarecer a população sobre o que é a doença - que acomete pelo menos 200 mil brasileiros -, propor a visita ao médico diante de suspeitas e ainda mostrar como o tratamento é capaz de controlá-la que o laboratório Roche, a Associação Brasil Parkinson e a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) lançam a campanha Viva Bem com Parkinson. "A iniciativa visa inclusive alertar aqueles indivíduos que veem nos tremores um mero sinal do avançar da idade", diz a neurologista Vanderci Borges, coordenadora do projeto.

O Parkinson é marcado pela degeneração progressiva dos neurônios produtores do neurotransmissor dopamina, intimamente relacionados ao domínio sobre os movimentos do corpo. "Ainda não conhecemos uma causa específica, mas há, provavelmente, uma interação de fatores genéticos e ambientais. Quando há familiares com Parkinson, por exemplo, o risco de ter o distúrbio é maior", diz o neurologista Henrique Ballalai, da Universidade Federal de São Paulo.

Esse processo de destruição das células nervosas ocorre em vários cantos do cérebro e gera, na maioria das vezes, rigidez muscular e os tremores involuntários. No entanto, nem sempre são eles que denunciam o quadro. "Há parkinsonianos que nunca apresentam esse sintoma", ressalta Vanderci - e vale esclarecer que os tremores podem ser sinal de outros problemas. O Parkinson também não pode ser enquadrado como doença da terceira idade. "De 10 a 20% dos episódios ocorrem antes dos 40 anos", lembra Ballalai. Um caso marcante é o do ator canadense Michael J. Fox, astro do filme De Volta para O Futuro. Por isso, diante dos sinais elencados no quadro à direita, o conselho é procurar um neurologista. Até porque essa versão prematura do transtorno tem progressão mais grave.

O diagnóstico do Parkinson leva em conta justamente o que o médico nota e o paciente sente. "Podemos lançar mão de métodos de imagem para afastar outras doenças, mas ainda não temos um exame de sangue que o acuse", observa Ballalai. A detecção precoce faz, como sempre, a diferença. Infelizmente, metade dos episódios só é desvendada em fase avançada e ainda há uma fração considerável que desconhece ser portadora do problema.

Desmascarar o Parkinson não significa apenas estabelecer um tratamento, mas convencer o paciente de que seu problema, compartilhado por outros 4 milhões de pessoas mundo afora, é passível de controle por anos. "É preciso vencer o luto da doença. O parkinsoniano não deve se retirar do convívio social, o que até piora a situação", diz Samuel Grossmann, presidente da Associação Brasil Parkinson, entidade que desde 1985 trabalha para divulgar informação sobre o transtorno, propiciar qualidade de vida aos portadores e garantir seus direitos.

Com os avanços recentes, tratar a doença é uma tarefa mais bem-sucedida. "Apesar de ela ser progressiva e não ter cura, as terapias tendem a domar os sintomas e permitir que o indivíduo leve sua vida adiante, continuando, se for o caso, a exercer sua profissão", analisa Vanderci, que dirige o Departamento de Distúrbios dos Movimentos da ABN.

Entre os recursos terapêuticos, estão drogas, fisioterapia, cirurgia e até o implante de um marca-passo cerebral que silencia o tremelique e a rigidez muscular. O neuroestimulador debela sinais nervosos fora de prumo que disparam as manifestações clássicas do distúrbio. "O candidato ideal a esse procedimento é aquele em idade produtiva que quer retomar suas atividades habituais e cujos sintomas não são combatidos satisfatoriamente pelos remédios", diz o neurocirurgião funcional Cláudio Corrêa, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

O arsenal contra o mais famoso transtorno do movimento poderá ganhar reforços de primeira dentro de alguns anos ou décadas. Na Clínica Mayo, nos Estados Unidos, está em fase final um equipamento que, conectado à bengala, emite raios de luz que orientam o parkinsoniano a se locomover com maior facilidade. No Japão, as células-tronco passam por testes em macacos com uma espécie de Parkinson símio. Mais perto da realidade, há pesquisas com terapias gênicas para criar novas fabriquetas de dopamina na massa cinzenta. "Esperamos que um dia surja algo que impeça a morte dos neurônios", diz Ballalai. Enquanto o futuro não chega, convém se livrar das imagens feitas e disseminar uma arma crucial para o diagnóstico e o tratamento: a informação.

Devastação cerebral A doença foi descoberta pelo médico inglês James Parkinson em 1817. Ela é caracterizada pela destruição gradual e contínua de neurônios, sobretudo os produtores do neurotransmissor dopamina. Embora várias áreas do cérebro sejam afetadas, a principal delas, relacionada inclusive aos sintomas mais evidentes, é a chamada substância negra.

Os sintomas Tremores involuntários em situação de repouso • Rigidez muscular • Lentidão de movimentos • Passos mais lentos e arrastados • Perda das expressões faciais • Depressão • Dores musculares constantes • Constipação

O arsenal contra a doença hoje

Conheça os tratamentos convocados para calar o Parkinson

Medicamentos Existem diversas classes de comprimidos receitadas para controlar os sintomas. A maioria busca elevar a concentração do neurotransmissor dopamina, que se encontra baixa demais. As doses são ajustadas e os remédios podem ser combinados para promover um efeito sinérgico.

Fisioterapia As sessões são coadjuvantes, mas não menos importantes no tratamento. Elas visam melhorar a rigidez muscular, a instabilidade da postura e a lentificação dos movimentos dos membros superiores.

Cirurgia O procedimento tradicional causa lesões por radiofrequência em pontos do cérebro que ficam ativos em demasia. São eles que geram uma desarmonia e a piora dos sintomas.

Neuroestimulador É um marca-passo cerebral, instalado dentro da cabeça em uma cirurgia, programado para bloquear os sinais nervosos que resultariam nos tremores e na rigidez muscular.

Uma caneta para o diagnóstico Um equipamento que lembra uma esferográfica conectada a um computador poderá auxiliar a flagrar o Parkinson mais cedo e monitorar a resposta ao tratamento. Criada na Alemanha, a tecnologia é testada na Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. O paciente faz alguns desenhos e o aparelho analisa se seus movimentos apresentam um comprometimento típico da doença.

Cursos

Fonte: Editora Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário