Faculdade Mario Schenberg

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Descoberto novo ligamento no joelho?

Confesso que fiquei perplexo com a notícia que vi no facebook e depois em alguns sites da internet. Foi divulgado na rede que pesquisadores belgas haviam descoberto um novo ligamento no joelho. Pensei comigo mesmo: Como assim deixaram escapar um ligamento todos esses anos? e logo no joelho! Anos e anos de estudos morfológicos, centenas de milhares de Ressonâncias Magnéticas, incontáveis cirurgias em  joelhos de pessoas ao redor do mundo e simplesmente, de repente, alguém descobre um novo ligamento no joelho? Fiquei realmente intrigado, e fui atrás do artigo original para saber mais sobre esta descoberta inacreditável.


O artigo em questão foi publicado em agosto de 2013 no Journal of Anatomy (Acesse clicando AQUI ) com o título “Anatomy of the anterolateral ligament of the knee” (Anatomia do Ligamento Anterolateral do Joelho). A descoberta deste novo ligamento seria realmente fantástica, exceto por um pequeno detalhe: O até então “ ligamento desconhecido“ já havia sido descrito há mais ou menos uns 134 anos atrás por um cirurgião francês chamado Paul Segond (tá aqui a publicação original onde ele descreve o ligamento – Obs: tá em francês,  Acesse Clicando AQUI  ). Ok pessoal, detesto ter de zoar com a manchete dos sites de notícias, mas infelizmente esta é a verdade.
O que eu achei mais curioso disso tudo foi que a informação de que o Ligamento anterolateral do Joelho não foi nenhuma “descoberta” pode ser facilmente encontrada na primeira linha do resumo do artigo: “In 1879, the French surgeon Segond described the existence of a ‘pearly, resistant, fibrous band’ at the anterolateral aspect of the human knee... "(Em 1879 , o cirurgião francês Segond descreveu a existência de uma faixa fibrosa,resistente e perolada no aspecto anterolateral do joelho humano...)
Obviamente que o artigo não é uma fraude. O estudo é relevante pois faz uma avaliação qualitativa e quantitativa da relação do ligamentoanterolateral com outras estruturas anatômicas próximas e levanta a discussão sobre a importância biomecânica deste ligamento.Trata-se portanto de uma investigação mais detalhada e minuciosa de uma estrutura anatômica já conhecida porém pouco estudada e não necessariamente uma descoberta. Porém o que mais me intrigou  foi o fato de que os sites de notícia se preocuparam apenas em copiar e colar a manchete sem ao menos verificar a fonte original.
Mas graças ao meu comportamento esquizofrênico/paranóico de duvidar da realidade, fui em busca de outros artigos científicos sobre o tal Ligamento Anterolateral e olhem só o que eu achei: Um trabalho publicado por pesquisadores da USP na Revista Brasileira de Ortopedia com o título: Estudo anatômico do Ligamento Anterolateral do Joelho (Acesse Clicando AQUI )
E pasmem: Publicado em abril de 2013!!!!!
Eu não sou anatomista, e pode ser que eu esteja enganado, mas pela descrição dos ligamentos, me parece que os dois artigos descrevem a mesmíssima estrutura anatômica.

MORAL DA HISTÓRIA:

Faça como o He-Man, não acredite em tudo que aparece no facebook.

Hasta la Vista amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário