Faculdade Mario Schenberg

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Recuperação de Ligamento Cruzado Anterior.

Recuperção de Ligamento Cruzado Anterior.
Ligamentos são fortes tiras de tecido que conectam um osso ao outro. O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um de quatro grandes ligamentos no joelho. Ele está no centro da articulação do joelho, ligando o osso da coxa (fêmur) ao osso canela (tíbia). 

O LCA, junto com o ligamento cruzado posterior, ajuda a manter o joelho estável, não permitindo que o fêmur deslize ou rode sobre a tíbia.
Como ocorre a lesão do LCA?
Um dos mecanismos da lesão do LCA ocorre durante um impacto direto, provocando um movimento rotacional anormal do joelho. Muitas das lesões do LCA ocorrem sem que haja o contato do joelho contra um adversário ou objeto.
As lesões sem contato podem ocorrer quando o atleta muda subitamente de direção ou pará bruscamente durante a corrida ou aterrisagem inadequada de um salto.
Fase Aguda: O tratamento nesta fase inicia-se logo após o trauma e visa principalmente diminuir dor e inflamação, restaurar amplitude de movimentos e restabelecer o controle muscular e proteção contra novas agressões. Tais objetivos podem ser alcançados adotando-se o método PRICE.(proteção, repouso, gelo, compreção.     
 1-Uso de compressão e gelo associados ou não a analgésicos e\ou AINH (Anti Inflamatórios não Hormonais)
2-Exercícios de flexo-extensão assistidos e alongamentos visando aumentar a ADM . Atenção deve ser dada na demora para se atingir este objetivo, especialmente extensão, pois isso pode significar outras lesões associadas, (lesão meniscal), o que modificaria  temporariamente a conduta.
3- Uso de muletas para descarga parcial do peso, até que se restabeleça completamente a ADM e cesse o processo inflamatório.

Fase Crônica: Esta etapa do tratamento inicia-se logo depois de atingidas as metas anteriores, e tem por base 4 parâmetros :
a- Trabalho muscular
b-Treino de propriocepção
c- Orteses
d- Reeducação esportiva
 Treino de PropriocepçaoDefinimos a propriocepção como a capacidade inconsciente de sentir o movimento e posição de uma articulação no espaço. A propriocepção é inicialmente trabalhada de uma maneira consciente por meio de exercícios de equilíbrio, postura do joelho no espaço, tempo correto de atuação dos m. flexores etc .A repetição exaustiva deste treinamento consciente fará com que o mesmo se torne automático, e inconsciente preparando o paciente a usar seus m. flexores antes de chocar o pé contra qualquer obstáculo, mesmo o solo.Varias técnicas existem para se treinar a propriocepção do joelho e em media se necessita de quatro a seis semanas de trabalho para um bom resultado final.
Reeducação Esportiva :É sabido que todas as atividades esportivas  envolvem saltos, giros, mudanças bruscas de direção e velocidade levam grande stress ao joelho. proporcionando com isso chances de aparecimento dos falseios de repetição, paciente que apresentam esse tipo de deficiência precisam serem estimulados, a praticar exercícios de baixo risco de lesão dessa estrutura,  natação, ciclismo etc. Atletas de alto nível que sofrem esse tipo de lesão, passam por esse mesmo protocolo de atendimento, mais recebem  estímulos mais fortes, pois eles precisam ter uma recuperação mais rápida, e conseguem suportar esses estímulos pois sua estrutura física é bem mais resistente do que a de um ser humano que não é atleta, a reeducação esportiva vai variar com a modalidade que o pct pratique. Vale resaltar que o retorno as atividades esportivas seja La qual for só é permitido após o 6 mês de p.o se o tratamento for seguido ao pé da letra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário